Geração Cool

terça-feira, 4 de agosto de 2009





Campanha Contra a Violência
“A Violência é um ciclo. Tu podes pará-lo”


No dia 24 de Abril a sessão da Campanha contra a violência, “A Violência é um ciclo. Tu podes pará-lo”, realizou-se na Escola Secundária do Monte da Caparica. Mais de 300 jovens estiveram presentes, entre eles, muitos pertencentes ao Projecto Geração Cool (Almada).
Nesta sessão, José Reis (Campeão de Kick-Boxing); Vírgul (Músico dos Da Weasel); “Carlão” e “Praga” (Músicos dos Nígga Poison) e Martim (Director da Revista FreeStyle) relataram situações de violência pelas quais passaram, e que marcaram as suas vidas, e falaram sobre as “armas” que os ajudaram a combater esta violência.
Segundo José Reis, “uma coisa é ser respeitado, outra coisa é ser temido. Se formos respeitados, daqui há 10 anos ainda vão falar de nós. Se formos temidos, não”.
Outro assunto abordado nesta sessão foi o bullying nas escolas. Mas, para Martim, o facto de hoje termos mais informações sobre este assunto, já é bastante positivo.
“Carlão” contou que, quando tinha 15 anos, chegou a ter contacto com as drogas e isto atrasou muito o seu desenvolvimento. Por tal, no oitavo ano, decidiu estudar mais e aplicar-se e tornar-se o melhor aluno da sala, porque não queria continuar a trabalhar nas obras. Deste modo, começou a destacar-se na educação visual e resolveu investir nisto. “Hoje sou músico por opção, mas já tive o sonho de trabalhar com as ciências, físico-química, que é uma coisa que me fascina”, confessou.
“Praga”, também destacou a importância dos estudos dizendo, “a minha arma é a minha voz! Inclusive tenho uma música com este nome. Por isso quero deixar-vos uma mensagem: Estudem porque sem a escola não há vida!”
José Reis encerrou a sua participação nesta sessão dizendo aos jovens que eles devem ser os embaixadores desta campanha. Vírgul terminou chamando um antigo colega de escola, Bruno Varela, monitor do Projecto Geração Cool, para dar um testemunho de mais uma história de vida de sucesso. Bruno desenvolve um trabalho com os jovens dos Bairros Branco e Amarelo, em Almada, e através deste trabalho tem procurado levar os jovens para um outro caminho, que não o da violência.
Mais de 300 jovens participam em sessão da Campanha contra a violência - 25-04-2009

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial